Querido
Irmão, Querida irmã,
Alegria
e Paz!
Este
Roteiro de Estudos apresenta sugestões de estudo e reflexão
baseadas no livro
“Atendimento
Fraterno no Centro Espírita: A Terapêutica do Cristo Consolador”
(‘livro-base’).
CAPÍTULO
PARA ESTUDO: 24
CAPÍTULO
24.
Desenvolvendo
o Diálogo Fraterno: A Prática do Consolo pela Interação
Compreensiva.
(Páginas 253 a 261).
OBJETIVO
DO CAPÍTULO 24.
Parte
II: Seção VI: A Prática do Atendimento Individual
Conceitua
a habilidade de interação
compreensiva,
no contexto do Diálogo e exemplifica os formatos pelos quais o
Atendente poderá exercê-la, incluindo as formas a serem evitadas.
ATIVIDADES
INDIVIDUAIS (prévias ao encontro do Grupo de Formação).
ATIVIDADES
INDIVIDUAIS (prévias ao encontro do Grupo de Formação).
Como
no capítulo anterior, neste capítulo são abordadas conceituações,
aspectos técnicos e sugestões práticas para desenvolver suas
habilidades de comunicação com o Atendido. Idealmente, você
internalizará as sugestões e as praticará até que se tornem
espontâneas e naturais nas suas vivências.
Continue
sua exercitação a partir do seguinte, com base no texto.
-
Anote com quais objetivos você utiliza a habilidade de interação compreensiva durante o Diálogo Fraterno.
-
Leia o texto referente a cada formato de interação compreensiva: (1) Silêncio atento; (2) Atitudes; (3) Sumário refletido; e (4) Focalização.
Faça
uma síntese que defina, de forma direta e simplificada, o que cada
formato significa e seu objetivo dentro do diálogo.
Examine
os exemplos dados e pratique sua aplicação em suas interações
cotidianas ou nos seus atendimentos, se já estiver em atividade.
Reflita
nas razões apresentadas para se evitar certas posturas,
principalmente quanto à elaboração de perguntas ao atendido.
ATIVIDADES
NO GRUPO DE FORMAÇÃO
Incluem
pontos
comuns a todos os encontros e
o que é próprio ao presente Roteiro.
-
Encontro fraterno dos membros: cumprimentos e trocas pessoais.
-
Formação de campo vibratório (preparação) para os trabalhos do encontro.
Segundo
sugerido no “Roteiro Inicial” ou através de atividades
propiciadoras de campo vibratório adequado ao trabalho.
-
Leitura de mensagem inspiradora relacionada aos conteúdos que estão sendo estudados, seguida por comentários breves de quem desejar.
Mensagem
sugerida: “Compaixão
e Socorro”
Para
encontrar cópia da mensagem neste blog: Clique na aba
“Recursos/Materiais”, em “Mensagens” e no nome da mesma.
-
Comentários sobre a citação inicial do capítulo em estudo neste roteiro.
A
citação no início do capítulo denota ponto relevante sobre o seu
conteúdo e deve ser incluída nos comentários do Grupo.
-
Reflexões, comentários e trocas baseadas na leitura individual do livro-base e nas atividades e observações deste Roteiro.
Os
Roteiros estudados individualmente e os conteúdos do livro-base
representam materiais para partilhas de reações e experiência.
Observar as sugestões sobre falar e ouvir colocadas no Roteiro
Inicial.
-
Outras sugestões e troca de experiências referentes à área do Atendimento Fraterno em geral, assuntos relacionados, e outros, sobre o Grupo em si.
-
Prece de encerramento dos trabalhos.
SUA
PRÓXIMA TAREFA
Tomar
conhecimento e realizar as atividades individuais do ‘ROTEIRO VINTE
E UM’ antes
do encontro do seu Grupo de Formação, no qual ele vai ser
focalizado.
ESTEJA
SEMPRE NA PAZ DO DIVINO MESTRE!
-
Faça um resumo esquemático de cada sugestão comportamental apresentada e reflita sobre seu conteúdo. Prepare-se para argumentar sobre a validade das assertivas, como se estivesse a explicar a outrem porque cada sugestão do texto deve ser seguida no Atendimento Fraterno. Pratique a implementação de cada uma, em seus estudos preparatórios individuais e/ou com seus companheiros de grupo de formação.