Menu principal

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016

Roteiro 20



https://www.dropbox.com/s/r1sfalyi1njlmqe/ROTEIRO%20VINTE.docx?dl=0



ROTEIRO VINTE
Querido Irmão, Querida irmã,
Alegria e Paz!

Este Roteiro de Estudos apresenta sugestões de estudo e reflexão baseadas no livro “Atendimento Fraterno no Centro Espírita: A Terapêutica do Cristo Consolador (‘livro-base’).

CAPÍTULO PARA ESTUDO: 24

CAPÍTULO 24. Desenvolvendo o Diálogo Fraterno: A Prática do Consolo pela Interação Compreensiva. (Páginas 253 a 261).

OBJETIVO DO CAPÍTULO 24.
Parte II: Seção VI: A Prática do Atendimento Individual
Conceitua a habilidade de interação compreensiva, no contexto do Diálogo e exemplifica os formatos pelos quais o Atendente poderá exercê-la, incluindo as formas a serem evitadas.


ATIVIDADES INDIVIDUAIS (prévias ao encontro do Grupo de Formação).

ATIVIDADES INDIVIDUAIS (prévias ao encontro do Grupo de Formação).
Como no capítulo anterior, neste capítulo são abordadas conceituações, aspectos técnicos e sugestões práticas para desenvolver suas habilidades de comunicação com o Atendido. Idealmente, você internalizará as sugestões e as praticará até que se tornem espontâneas e naturais nas suas vivências.
Continue sua exercitação a partir do seguinte, com base no texto.

  1. Anote com quais objetivos você utiliza a habilidade de interação compreensiva durante o Diálogo Fraterno.

  1. Leia o texto referente a cada formato de interação compreensiva: (1) Silêncio atento; (2) Atitudes; (3) Sumário refletido; e (4) Focalização.

Faça uma síntese que defina, de forma direta e simplificada, o que cada formato significa e seu objetivo dentro do diálogo.

Examine os exemplos dados e pratique sua aplicação em suas interações cotidianas ou nos seus atendimentos, se já estiver em atividade.
Reflita nas razões apresentadas para se evitar certas posturas, principalmente quanto à elaboração de perguntas ao atendido.


ATIVIDADES NO GRUPO DE FORMAÇÃO

Incluem pontos comuns a todos os encontros e o que é próprio ao presente Roteiro.

  1. Encontro fraterno dos membros: cumprimentos e trocas pessoais.

  1. Formação de campo vibratório (preparação) para os trabalhos do encontro.
Segundo sugerido no “Roteiro Inicial” ou através de atividades propiciadoras de campo vibratório adequado ao trabalho.

  1. Leitura de mensagem inspiradora relacionada aos conteúdos que estão sendo estudados, seguida por comentários breves de quem desejar.

Mensagem sugerida: “Compaixão e Socorro”
Para encontrar cópia da mensagem neste blog: Clique na aba “Recursos/Materiais”, em “Mensagens” e no nome da mesma.

  1. Comentários sobre a citação inicial do capítulo em estudo neste roteiro.
A citação no início do capítulo denota ponto relevante sobre o seu conteúdo e deve ser incluída nos comentários do Grupo.
  1. Reflexões, comentários e trocas baseadas na leitura individual do livro-base e nas atividades e observações deste Roteiro.
Os Roteiros estudados individualmente e os conteúdos do livro-base representam materiais para partilhas de reações e experiência. Observar as sugestões sobre falar e ouvir colocadas no Roteiro Inicial.
  1. Outras sugestões e troca de experiências referentes à área do Atendimento Fraterno em geral, assuntos relacionados, e outros, sobre o Grupo em si.

  1. Prece de encerramento dos trabalhos.


SUA PRÓXIMA TAREFA

Tomar conhecimento e realizar as atividades individuais do ‘ROTEIRO VINTE E UM’ antes do encontro do seu Grupo de Formação, no qual ele vai ser focalizado.


ESTEJA SEMPRE NA PAZ DO DIVINO MESTRE!


  1. Faça um resumo esquemático de cada sugestão comportamental apresentada e reflita sobre seu conteúdo. Prepare-se para argumentar sobre a validade das assertivas, como se estivesse a explicar a outrem porque cada sugestão do texto deve ser seguida no Atendimento Fraterno. Pratique a implementação de cada uma, em seus estudos preparatórios individuais e/ou com seus companheiros de grupo de formação.