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sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

Roteiro 16





 ROTEIRO DEZESSEIS
Querido Irmão, Querida irmã,
Alegria e Paz!

Este Roteiro de Estudos apresenta sugestões de estudo e reflexão baseadas no livro “Atendimento Fraterno no Centro Espírita: A Terapêutica do Cristo Consolador (‘livro-base’).

CAPÍTULOS PARA ESTUDO: 19 e 20

Os capítulos focalizados neste Roteiro tratam de aspectos de ORGANIZAÇÃO E DESENVOLVIMENTO da atividade de Atendimento Fraterno pelo Diálogo.

CAPÍTULO 19. O Diálogo Fraterno na Prática: A Preparação para o Atendimento (páginas 195 a 201).
OBJETIVO DO CAPÍTULO 19.
Explicita ações e elementos envolvidos na preparação para a atividade do Atendimento Fraterno pelo Diálogo: (1) do ambiente físico da instituição; (2) do Grupo de Trabalho e da pessoa do Atendente; e (3) do ambiente e do acompanhamento do público em espera de atendimento.
CAPÍTULO 20. O Diálogo Fraterno na Prática: Funções Exercidas Durante o Encontro (páginas 203 a 208).
OBJETIVO DO CAPÍTULO 20.
Expande a conceituação das funções de acolhimento, consolo, esclarecimento e encaminhamento no contexto do processo do Diálogo Fraterno, especificando características, finalidades e modo de conduzir cada uma, relacionando-as à essência cristã da atividade.


ATIVIDADES INDIVIDUAIS (prévias ao encontro do Grupo de Formação).
Estudo do capítulo 19:
A preparação dos campos físico e pessoal para dialogar com o Atendido é fator determinante mesmo do sucesso do trabalho, como já foi focalizado anteriormente no livro-base. No capítulo 19 detalhamos importantes considerações a esse respeito. Depois de lê-lo, responda às questões seguintes.

  1. Verifique se a sua Casa de trabalho possui uma atividade de Atendimento Fraterno pelo Diálogo organizada.
  • Se a sua resposta for negativa, em quais condições o serviço poderá ser implantado?
  • Se o serviço já se encontra em funcionamento, como se realiza? Verifique aspectos como tipo de atendimento (se é feito por Atendentes que se preparam e atuam individualmente ou por Grupo de Atendimento de funcionamento regular); ambiente físico; horários e formas de atendimento; aspectos de preparação e etapas de desenvolvimento do trabalho (do Grupo - se for o caso - e do ambiente pessoal de cada Atendente).

  1. Em sua Casa de atuação como se faz o acompanhamento do público solicitante que espera para ser atendido?

  1. Compare a situação de sua Casa com o colocado no texto e reflita sobre semelhanças, diferenças e providências que poderão ser tomadas em um sentido ou outro.

Estudo do capítulo 20
Você já deve ter percebido que nossa abordagem didática é de progressiva expansão de conceitos e sugestões práticas para cada componente de nosso estudo. Assim, neste capítulo expandimos as considerações sobre o conceito da atividade de Atendimento Fraterno pelo Diálogo e as quatro funções de ajuda que o Atendente desempenha junto ao seu Atendido, no decorrer do trabalho, isto é, o acolhimento; o consolo; o esclarecimento e os encaminhamentos.

Verifique no texto o que definimos para cada uma das funções, refletindo sobre sua atuação presente ou futura e idealizando o que corresponde aos resultados desejáveis para cada uma delas.

Mais adiante dedicaremos pelo menos um capítulo para o desenvolvimento dos conteúdos referentes a cada função do Diálogo Fraterno focalizada neste capítulo.


ATIVIDADES NO GRUPO DE FORMAÇÃO
Pontos comuns a todos os encontros e o que é próprio ao presente Roteiro.

  1. Encontro fraterno dos membros: cumprimentos e trocas pessoais.

  1. Formação de campo vibratório (preparação) para os trabalhos do encontro.
Segundo sugerido no “Roteiro Inicial” ou através de atividades propiciadoras de campo vibratório adequado ao trabalho.

  1. Leitura de mensagem inspiradora relacionada aos conteúdos que estão sendo estudados, seguida por comentários breves de quem desejar.

Mensagem sugerida: “Compaixão Sempre” (Espírito Emmanuel)
Para encontrar cópia da mensagem neste blog: Clique na aba “Recursos/Materiais”, em “Mensagens” e no nome da mesma.

  1. Comentários sobre a citação inicial de cada um dos capítulos em estudo neste roteiro. A citação no início dos capítulos denota ponto relevante sobre o seu conteúdo e deve ser incluída nos comentários do Grupo.

  1. Reflexões, comentários e trocas baseadas na leitura individual do livro-base e nas atividades e observações deste Roteiro.
Os Roteiros estudados individualmente e os conteúdos do livro-base representam materiais para partilhas de reações e experiência. Observar as sugestões sobre falar e ouvir colocadas no Roteiro Inicial.
  1. Outras sugestões e troca de experiências referentes à área do Atendimento Fraterno em geral, assuntos relacionados, e outros, sobre o Grupo em si.

  1. Prece de encerramento dos trabalhos.


SUA PRÓXIMA TAREFA
Tomar conhecimento e realizar as atividades individuais do ‘ROTEIRO DEZESSETE’ antes do encontro do seu Grupo de Formação no qual ele vai ser focalizado.


ESTEJA SEMPRE NA PAZ DO DIVINO MESTRE!