Querido
Irmão, Querida irmã,
Alegria
e Paz!
Este Roteiro de Estudos apresenta sugestões de estudo e reflexão
baseadas no livro
“Atendimento
Fraterno no Centro Espírita: A Terapêutica do Cristo Consolador”
(‘livro-base’).
CAPÍTULOS
PARA ESTUDO: 19
e
20
Os
capítulos focalizados neste Roteiro tratam de aspectos de
ORGANIZAÇÃO E DESENVOLVIMENTO da atividade de Atendimento Fraterno
pelo Diálogo.
CAPÍTULO
19.
O Diálogo Fraterno na Prática: A Preparação para o Atendimento
(páginas 195 a 201).
OBJETIVO
DO CAPÍTULO 19.
Explicita
ações e elementos envolvidos na preparação para a atividade do
Atendimento Fraterno pelo Diálogo: (1) do ambiente físico da
instituição; (2) do Grupo de Trabalho e da pessoa do Atendente; e
(3) do ambiente e do acompanhamento do público em espera de
atendimento.
CAPÍTULO
20.
O Diálogo Fraterno na Prática: Funções Exercidas Durante o
Encontro (páginas 203 a 208).
OBJETIVO
DO CAPÍTULO 20.
Expande
a conceituação das funções de acolhimento, consolo,
esclarecimento e encaminhamento no contexto do processo do Diálogo
Fraterno, especificando características, finalidades e modo de
conduzir cada uma, relacionando-as à essência cristã da atividade.
ATIVIDADES
INDIVIDUAIS (prévias ao encontro do Grupo de Formação).
Estudo
do capítulo 19:
A
preparação dos campos físico e pessoal para dialogar com o
Atendido é fator determinante mesmo do sucesso do trabalho, como já
foi focalizado anteriormente no livro-base. No capítulo 19
detalhamos importantes considerações a esse respeito. Depois de
lê-lo, responda às questões seguintes.
-
Verifique se a sua Casa de trabalho possui uma atividade de Atendimento Fraterno pelo Diálogo organizada.
-
Se a sua resposta for negativa, em quais condições o serviço poderá ser implantado?
-
Se o serviço já se encontra em funcionamento, como se realiza? Verifique aspectos como tipo de atendimento (se é feito por Atendentes que se preparam e atuam individualmente ou por Grupo de Atendimento de funcionamento regular); ambiente físico; horários e formas de atendimento; aspectos de preparação e etapas de desenvolvimento do trabalho (do Grupo - se for o caso - e do ambiente pessoal de cada Atendente).
-
Em sua Casa de atuação como se faz o acompanhamento do público solicitante que espera para ser atendido?
-
Compare a situação de sua Casa com o colocado no texto e reflita sobre semelhanças, diferenças e providências que poderão ser tomadas em um sentido ou outro.
Estudo
do capítulo 20
Você
já deve ter percebido que nossa abordagem didática é de
progressiva
expansão de conceitos
e sugestões práticas para cada componente de nosso estudo. Assim,
neste capítulo expandimos as considerações sobre o conceito
da atividade
de Atendimento Fraterno pelo Diálogo e as quatro funções
de ajuda
que o Atendente desempenha junto ao seu Atendido, no decorrer do
trabalho, isto é, o acolhimento; o consolo; o esclarecimento e os
encaminhamentos.
Verifique
no texto o que definimos para cada uma das funções, refletindo
sobre sua atuação presente ou futura e idealizando o que
corresponde aos resultados desejáveis para cada uma delas.
Mais
adiante dedicaremos pelo menos um capítulo para o desenvolvimento
dos conteúdos referentes a cada função do Diálogo Fraterno
focalizada neste capítulo.
ATIVIDADES
NO GRUPO DE FORMAÇÃO
Pontos
comuns a todos os encontros e
o que é próprio ao presente Roteiro.
-
Encontro fraterno dos membros: cumprimentos e trocas pessoais.
-
Formação de campo vibratório (preparação) para os trabalhos do encontro.
Segundo
sugerido no “Roteiro Inicial” ou através de atividades
propiciadoras de campo vibratório adequado ao trabalho.
-
Leitura de mensagem inspiradora relacionada aos conteúdos que estão sendo estudados, seguida por comentários breves de quem desejar.
Para
encontrar cópia da mensagem neste blog: Clique na aba
“Recursos/Materiais”, em “Mensagens” e no nome da mesma.
-
Comentários sobre a citação inicial de cada um dos capítulos em estudo neste roteiro. A citação no início dos capítulos denota ponto relevante sobre o seu conteúdo e deve ser incluída nos comentários do Grupo.
-
Reflexões, comentários e trocas baseadas na leitura individual do livro-base e nas atividades e observações deste Roteiro.
Os
Roteiros estudados individualmente e os conteúdos do livro-base
representam materiais para partilhas
de reações e experiência.
Observar as sugestões sobre falar e ouvir colocadas no Roteiro
Inicial.
-
Outras sugestões e troca de experiências referentes à área do Atendimento Fraterno em geral, assuntos relacionados, e outros, sobre o Grupo em si.
-
Prece de encerramento dos trabalhos.
SUA
PRÓXIMA TAREFA
Tomar
conhecimento e realizar as atividades individuais do ‘ROTEIRO
DEZESSETE’ antes
do encontro do seu Grupo de Formação no qual ele vai ser
focalizado.
ESTEJA
SEMPRE NA PAZ DO DIVINO MESTRE!