ROTEIRO
DEZENOVE
Querido
Irmão, Querida irmã,
Alegria
e Paz!
Este
Roteiro de Estudos apresenta sugestões de estudo e reflexão
baseadas no livro
“Atendimento
Fraterno no Centro Espírita: A Terapêutica do Cristo Consolador”
(‘livro-base’).
CAPÍTULO
PARA ESTUDO: 23
CAPÍTULO
23. Desenvolvendo
o Diálogo Fraterno: A Prática do Consolo pela Escuta Empática.
(Páginas 237 a 251).
OBJETIVO
DO CAPÍTULO 23.
Parte
II: Seção VI: A Prática do Atendimento Individual
Enuncia
as habilidades
de comunicação fraterna
a serem utilizadas Pelo Atendente durante o Diálogo. Conceitua e
exemplifica a habilidade da escuta
empática,
focalizando: os estados íntimos requeridos do Atendente; a dinâmica
da exercitação; os tipos de escuta; e os efeitos no Atendido.
ATIVIDADES
INDIVIDUAIS (prévias ao encontro do Grupo de Formação).
Neste
capítulo são abordadas conceituações, aspectos técnicos e
sugestões práticas para desenvolver suas habilidades de comunicação
com o Atendido. Idealmente, você internalizará as sugestões e as
praticará até que se tornem espontâneas e naturais nas suas
vivências. Inicie sua exercitação respondendo o seguinte, com base
no texto.
-
Qual o objetivo último do uso das habilidades de comunicação fraterna?
-
Enuncie os dois tipos de habilidade de comunicação fraterna.
-
O que vem a ser a habilidade de “escuta empática”?
-
Reflita sobre os estados íntimos requeridos na escuta empática e no que eles implicam para sua preparação para o trabalho do Diálogo Fraterno.
-
Faça um resumo esquemático de cada exercício e sugestão prática apresentada e reflita sobre seu conteúdo. Pratique a implementação de cada uma, em seus estudos preparatórios individuais e/ou com seus companheiros de grupo de formação. Anote suas reações e conclusões.
-
Conscientize-se dos efeitos terapêuticos da escuta empática no Atendimento Fraterno.
ATIVIDADES
NO GRUPO DE FORMAÇÃO
Incluem
pontos
comuns a todos os encontros e
o que é próprio ao presente Roteiro.
-
Encontro fraterno dos membros: cumprimentos e trocas pessoais.
-
Formação de campo vibratório (preparação) para os trabalhos do encontro.
Segundo
sugerido no “Roteiro Inicial” ou através de atividades
propiciadoras de campo vibratório adequado ao trabalho.
-
Leitura de mensagem inspiradora relacionada aos conteúdos que estão sendo estudados, seguida por comentários breves de quem desejar.
Mensagem
sugerida: “O Espiritismo e
a Empatia”
Para
encontrar cópia da mensagem neste blog: Clique na aba
“Recursos/Materiais”, em “Mensagens” e no nome da mesma.
-
Comentários sobre a citação inicial do capítulo em estudo neste roteiro.
A
citação no início do capítulo denota ponto relevante sobre o seu
conteúdo e deve ser incluída nos comentários do Grupo.
-
Reflexões, comentários e trocas baseadas na leitura individual do livro-base e nas atividades e observações deste Roteiro.
Os
Roteiros estudados individualmente e os conteúdos do livro-base
representam materiais para partilhas de reações e experiência.
Observar as sugestões sobre falar e ouvir colocadas no Roteiro
Inicial.
Atenção!!!
Como
este capítulo apresenta conceitos e técnicas de aplicação
prática, sugerimos que o Grupo desenvolva trabalhos de exercitação,
como pequenas simulações, trocas de experiências pessoais
positivas e negativas e exemplificações que expandam as sugestões
apresentadas no capítulo.
-
Outras sugestões e troca de experiências referentes à área do Atendimento Fraterno em geral, assuntos relacionados, e outros, sobre o Grupo em si.
-
Prece de encerramento dos trabalhos.
SUA
PRÓXIMA TAREFA
Tomar
conhecimento e realizar as atividades individuais do ‘ROTEIRO VINTE
antes
do encontro do seu Grupo de Formação, no qual ele vai ser
focalizado.
ESTEJA
SEMPRE NA PAZ DO DIVINO MESTRE!