Menu principal

sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

Roteiro 17


https://www.dropbox.com/s/kyf1yqd6fadg5sf/53.%20ETAPAROTEIRO%20DEZESSETE.docx?dl=0
ROTEIRO DEZESSETE
                                                       Querido Irmão, Querida irmã,
                                                        Alegria e Paz!

Este Roteiro de Estudos apresenta sugestões de estudo e reflexão baseadas no livro “Atendimento Fraterno no Centro Espírita: A Terapêutica do Cristo Consolador (‘livro-base’).

CAPÍTULO PARA ESTUDO: 21

CAPÍTULO 21. O Diálogo Fraterno na Prática: Interações Adequadas ao Processo (páginas 209 a 224).
OBJETIVO DO CAPÍTULO 21.
Parte II: Seção V: Organização e Desenvolvimento
Focaliza atitudes e posturas íntimas a serem adotadas pelo Atendente durante todo o desenvolvimento do processo de Atendimento Fraterno pelo Diálogo, como formas adequadas para suas interações com o Atendido. Sugere comportamentos perturbadores a evitar.


ATIVIDADES INDIVIDUAIS (prévias ao encontro do Grupo de Formação).
Como consta do objetivo do capítulo, focalizamos oito posturas íntimas a serem mantidas por você em todos os seus atendimentos, bem como algumas posturas ilusórias que podem estar presentes em seu modo espontâneo de interagir. Relacionamos também onze atitudes e comportamentos perturbadores a evitar durante as interações com os Atendidos.

Como você pode deduzir, este capítulo é oferecido como um referencial a ser consultado com frequência, até que seus conteúdos se tornem automatizados em sua intimidade e em seus comportamentos interativos. Isto é, sugerimos que os conteúdos do capítulo sejam utilizados para uma primeira reflexão, praticados com frequência até a sua plena assimilação, e, principalmente, quando surgir alguma dúvida ou desconforto com a tarefa de dialogar com o próximo.

Assim, nesta primeira leitura sugerimos que você:

  1. Faça o propósito de internalizar as posturas íntimas indicadas, em seus contatos com as pessoas que atende ou atenderá em Diálogo Fraterno. Reflita sobre como exercitar-se nesse propósito até que elas sejam naturais ao seu modo de sentir e atuar frente aos atendidos.

  1. Caso você já esteja em exercício da atividade do Atendimento Fraterno, analise se você incorre nas atitudes e comportamentos a EVITAR nas suas interações com os seus atendidos. Estenda sua análise às suas interações no ambiente social, principalmente caso esteja se preparando para começar a atividade em sua Casa Espírita.

  1. Anote os resultados de suas reflexões e análises, localizando os pontos que você já atende, aqueles que demandam maior exercitação e aqueles que se encontram necessitados de reformulação.

ATIVIDADES NO GRUPO DE FORMAÇÃO

Incluem pontos comuns a todos os encontros e o que é próprio ao presente Roteiro.

  1. Encontro fraterno dos membros: cumprimentos e trocas pessoais.

  1. Formação de campo vibratório (preparação) para os trabalhos do encontro.
Segundo sugerido no “Roteiro Inicial” ou através de atividades propiciadoras de campo vibratório adequado ao trabalho.

  1. Leitura de mensagem inspiradora relacionada aos conteúdos que estão sendo estudados, seguida por comentários breves de quem desejar.

Mensagem sugerida: “Pensamento Espírita” (Espírito Emmanuel)
Para encontrar cópia da mensagem neste blog: Clique na aba “Recursos/Materiais”, em “Mensagens” e no nome da mesma.

  1. Comentários sobre a citação inicial do capítulo em estudo neste roteiro.
A citação no início do capítulo denota ponto relevante sobre o seu conteúdo e deve ser incluída nos comentários do Grupo.

  1. Reflexões, comentários e trocas baseadas na leitura individual do livro-base e nas atividades e observações deste Roteiro.
Os Roteiros estudados individualmente e os conteúdos do livro-base representam materiais para partilhas de reações e experiência. Observar as sugestões sobre falar e ouvir colocadas no Roteiro Inicial.
  1. Outras sugestões e troca de experiências referentes à área do Atendimento Fraterno em geral, assuntos relacionados, e outros, sobre o Grupo em si.

  1. Prece de encerramento dos trabalhos.


SUA PRÓXIMA TAREFA

Tomar conhecimento e realizar as atividades individuais do ‘ROTEIRO DEZOITO’ antes do encontro do seu Grupo de Formação, no qual ele vai ser focalizado.


ESTEJA SEMPRE NA PAZ DO DIVINO MESTRE!