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sexta-feira, 15 de janeiro de 2016

Roteiro 15




ROTEIRO QUINZE

Querido Irmão, Querida irmã,
Alegria e Paz!

Este Roteiro de Estudos apresenta sugestões de estudo e reflexão baseadas no livro “Atendimento Fraterno no Centro Espírita: A Terapêutica do Cristo Consolador (‘livro-base’).

Os próximos quatro capítulos – de 18 a 21 - compõem a SEÇÂO V do livro-base, onde serão abordadas as conceituações e sugestões para a ORGANIZAÇÃO E DESENVOLVIMENTO da atividade de Atendimento Fraterno pelo Diálogo.


CAPÍTULO PARA ESTUDO: 18

CAPÍTULO 18. Atendimento Fraterno pelo Diálogo: Visão Geral da Organização do Processo (página 187 a 193).

OBJETIVO DO CAPÍTULO 18.
Parte II: Seção V: Organização e Desenvolvimento
Em relação à organização da atividade de Atendimento Fraterno pelo Diálogo explicita: (1) O propósito geral da Atividade; (2) A conceituação da terapêutica do Cristo Consolador; (3) O papel do Atendente e sua instrumentalização para atender; e (4) As etapas do desenvolvimento da atividade.


ATIVIDADES INDIVIDUAIS (prévias ao encontro do Grupo de Formação).
Este é um capítulo dedicado a conceituações. É importante que tenhamos clareza sobre os objetivos e os significados subjacentes às atividades que desempenhamos, pois que isto direciona a energia do trabalho para seu foco, como efeito da consciência que colocamos em nossas ações. Portanto, após o estudo do texto:

  1. Considere os dois objetivos gerais da atividade de Atendimento Fraterno pelo Diálogo e identifique os propósitos que o Atendente tenciona que o Atendido atinja quando:
... oferta a ele uma ambiência de acolhimento, consolo e esclarecimento;
... o encaminha aos recursos da Terapêutica Espírita.

  1. Com qual sentido utilizamos a expressão “terapêutica do Cristo Consolador”?

  1. No texto afirmamos que “o Atendimento Fraterno bem conduzido pode produzir resultados terapêuticos dos mais significativos”. Reflita sobre a argumentação oferecida para essa afirmativa e decida se você concorda com ela ou discorda. Você possui elementos pessoais ou de seu conhecimento que possam embasar seu posicionamento? Relacione exemplos que você conheça.

  1. Verifique a lista de recursos necessários a bem instrumentalizar o Atendente Fraterno para seu trabalho na atividade. Faça um balanço em relação à sua bagagem pessoal de trabalhador e anote, por item:

  • os recursos que você domina bem;
  • os recursos que você necessita aprofundar;
  • os recursos para os quais você necessita mais embasamento.

Para cada um, planeje providências no sentido de capacitá-lo ainda mais. Verifique se sua Casa de atuação tem recursos ou se dispõe a buscar e/ou promover atividades de formação ou reforço nas áreas de sua necessidade.

  1. Faça um sumário das etapas a serem desenvolvidas pelo Grupo de Atendimento pelo Diálogo, em cada dia de trabalho com o público.
Note que, neste capítulo, as etapas foram definidas somente para fornecer uma visão geral da organização do trabalho. Mais adiante elas serão explanadas com maiores detalhes.


ATIVIDADES NO GRUPO DE FORMAÇÃO

Incluem pontos comuns a todos os encontros e o que é próprio ao presente Roteiro.

  1. Encontro fraterno dos membros: cumprimentos e trocas pessoais.

  1. Formação de campo vibratório (preparação) para os trabalhos do encontro.
Segundo sugerido no “Roteiro Inicial” ou através de atividades propiciadoras de campo vibratório adequado ao trabalho.

  1. Leitura de mensagem inspiradora relacionada aos conteúdos que estão sendo estudados, seguida por comentários breves de quem desejar.

Mensagem sugerida: “Amorterapia” (Joanna de Ângelis).
Para encontrar cópia da mensagem neste blog: Clique na aba “Recursos/Materiais”, em “Mensagens” e no nome da mesma.

  1. Comentários sobre a citação inicial do capítulo em estudo neste roteiro.
A citação no início do capítulo denota ponto relevante sobre o seu conteúdo e deve ser incluída nos comentários do Grupo.

  1. Reflexões, comentários e trocas baseadas na leitura individual do livro-base e nas atividades e observações deste Roteiro.
Os Roteiros estudados individualmente e os conteúdos do livro-base representam materiais para partilhas de reações e experiência. Observar as sugestões sobre falar e ouvir colocadas no Roteiro Inicial.
  1. Outras sugestões e troca de experiências referentes à área do Atendimento Fraterno em geral, assuntos relacionados, e outros, sobre o Grupo em si.

  1. Prece de encerramento dos trabalhos.


SUA PRÓXIMA TAREFA

Tomar conhecimento e realizar as atividades individuais do ‘ROTEIRO DEZESSEIS’ antes do encontro do seu Grupo de Formação, no qual ele vai ser focalizado.


ESTEJA SEMPRE NA PAZ DO DIVINO MESTRE!