Querido Irmão, Querida irmã,
Alegria
e Paz!
Este
Roteiro de Estudos apresenta sugestões de estudo e reflexão
baseadas no livro
“Atendimento
Fraterno no Centro Espírita: A Terapêutica do Cristo Consolador”
(‘livro-base’).
Os
próximos quatro capítulos – de 18 a 21 - compõem a SEÇÂO V do
livro-base, onde serão abordadas as conceituações e sugestões
para a ORGANIZAÇÃO E DESENVOLVIMENTO da atividade de Atendimento
Fraterno pelo Diálogo.
CAPÍTULO
PARA ESTUDO: 18
CAPÍTULO
18.
Atendimento Fraterno pelo Diálogo: Visão Geral da Organização do
Processo (página 187 a 193).
OBJETIVO
DO CAPÍTULO 18.
Parte
II: Seção V: Organização e Desenvolvimento
Em
relação à organização da atividade de Atendimento Fraterno pelo
Diálogo explicita: (1) O propósito
geral da Atividade;
(2) A conceituação da terapêutica do Cristo Consolador; (3) O
papel do Atendente e sua instrumentalização
para atender; e (4) As
etapas do desenvolvimento
da atividade.
ATIVIDADES
INDIVIDUAIS (prévias ao encontro do Grupo de Formação).
Este
é um capítulo dedicado a conceituações. É importante que
tenhamos clareza sobre os objetivos e os significados subjacentes às
atividades que desempenhamos, pois que isto direciona a energia do
trabalho para seu foco, como efeito da consciência que colocamos em
nossas ações. Portanto, após o estudo do texto:
-
Considere os dois objetivos gerais da atividade de Atendimento Fraterno pelo Diálogo e identifique os propósitos que o Atendente tenciona que o Atendido atinja quando:
...
oferta a ele uma
ambiência de acolhimento, consolo e esclarecimento;
...
o encaminha aos recursos da
Terapêutica Espírita.
-
Com qual sentido utilizamos a expressão “terapêutica do Cristo Consolador”?
-
No texto afirmamos que “o Atendimento Fraterno bem conduzido pode produzir resultados terapêuticos dos mais significativos”. Reflita sobre a argumentação oferecida para essa afirmativa e decida se você concorda com ela ou discorda. Você possui elementos pessoais ou de seu conhecimento que possam embasar seu posicionamento? Relacione exemplos que você conheça.
-
Verifique a lista de recursos necessários a bem instrumentalizar o Atendente Fraterno para seu trabalho na atividade. Faça um balanço em relação à sua bagagem pessoal de trabalhador e anote, por item:
-
os recursos que você domina bem;
-
os recursos que você necessita aprofundar;
-
os recursos para os quais você necessita mais embasamento.
Para
cada um, planeje providências no sentido de capacitá-lo ainda mais.
Verifique se sua Casa de atuação tem recursos ou se dispõe a
buscar e/ou promover atividades de formação ou reforço nas áreas
de sua necessidade.
-
Faça um sumário das etapas a serem desenvolvidas pelo Grupo de Atendimento pelo Diálogo, em cada dia de trabalho com o público.
Note
que, neste capítulo, as etapas foram definidas somente para fornecer
uma visão geral da organização do trabalho. Mais adiante elas
serão explanadas com maiores detalhes.
ATIVIDADES
NO GRUPO DE FORMAÇÃO
Incluem
pontos
comuns a todos os encontros e
o que é próprio ao presente Roteiro.
-
Encontro fraterno dos membros: cumprimentos e trocas pessoais.
-
Formação de campo vibratório (preparação) para os trabalhos do encontro.
Segundo
sugerido no “Roteiro Inicial” ou através de atividades
propiciadoras de campo vibratório adequado ao trabalho.
-
Leitura de mensagem inspiradora relacionada aos conteúdos que estão sendo estudados, seguida por comentários breves de quem desejar.
Mensagem
sugerida: “Amorterapia”
(Joanna de Ângelis).
Para
encontrar cópia da mensagem neste blog: Clique na aba
“Recursos/Materiais”, em “Mensagens” e no nome da mesma.
-
Comentários sobre a citação inicial do capítulo em estudo neste roteiro.
A
citação no início do capítulo denota ponto relevante sobre o seu
conteúdo e deve ser incluída nos comentários do Grupo.
-
Reflexões, comentários e trocas baseadas na leitura individual do livro-base e nas atividades e observações deste Roteiro.
Os
Roteiros estudados individualmente e os conteúdos do livro-base
representam materiais para partilhas de reações e experiência.
Observar as sugestões sobre falar e ouvir colocadas no Roteiro
Inicial.
-
Outras sugestões e troca de experiências referentes à área do Atendimento Fraterno em geral, assuntos relacionados, e outros, sobre o Grupo em si.
-
Prece de encerramento dos trabalhos.
SUA
PRÓXIMA TAREFA
Tomar
conhecimento e realizar as atividades individuais do ‘ROTEIRO
DEZESSEIS’ antes
do encontro do seu Grupo de Formação, no qual ele vai ser
focalizado.
ESTEJA
SEMPRE NA PAZ DO DIVINO MESTRE!