Querido
Irmão, Querida irmã,
Alegria
e Paz!
Este Roteiro de Estudos apresenta sugestões de estudo e reflexão
baseadas no livro
“Atendimento
Fraterno no Centro Espírita: A Terapêutica do Cristo Consolador”
(‘livro-base’).
CAPÍTULO
PARA ESTUDO: 17
CAPÍTULO
17.
O Diálogo Fraterno: Energias que se tocam... (página 169 a 185).
OBJETIVO
DO CAPÍTULO 17.
Parte
II: Seção IV - Conceitos Operacionais
Conceitua
e exemplifica os fenômenos energéticos subjacentes ao encontro
entre duas pessoas e focaliza as implicações para o Atendimento
Fraterno pelo Diálogo, analisando as possibilidades de interação
energética entre elas e as características e consequências dos
Atendimentos em ressonância e em dissonância.
ATIVIDADES
INDIVIDUAIS (prévias ao encontro do Grupo de Formação).
Querido
Atendente, convidamos você a iniciar seu estudo pelas notas a
seguir.
Sabemos
que nossa existência é feita de relacionamentos. Não há como nos
furtarmos a eles na vida diária, pois vivemos em sociedade, não é
mesmo? No entanto, nossa atenção raramente é focalizada nas
energias subjacentes aos encontros relacionais do dia-a-dia. Quando,
porém, compreendemos o que acontece energeticamente nas relações
interpessoais podemos tomar providências íntimas que as melhoram
significativamente. Ao torna-las mais produtivas contribuímos para
nossa felicidade e a daqueles que conosco se relacionam. De modo
geral, esse é o propósito deste capítulo. Através de seu
conteúdo, esperamos que você focalize sua consciência no que
acontece nos seus relacionamentos particulares e, mais
especificamente, na sua relação com a Pessoa Atendida no Diálogo
Fraterno.
Por
sua importância
técnica,
os conceitos abordados necessitarão de atenção e estudo de sua
parte, para que os compreenda em profundidade. Para isto, é
recomendável que você leia o capítulo anotando respostas às
perguntas do roteiro e relacionando exemplos de sua experiência
pessoal a cada tópico. Ao fazer assim, poderá atingir maior
profundidade de compreensão e enriquecer bastante os estudos e
partilhas em seu Grupo de Formação.
O
material resultante do estudo deste capítulo poderá ser extenso e
indicar que o Grupo de Formação utilize
mais de um encontro
explorando suas conceituações e os exemplos práticos trazidos
pelos membros do Grupo.
Materiais
adicionais poderão ser examinados, a critério do grupo, pois que a
literatura dos mentores espirituais fidedignos é abundante de
instruções nessa área, principalmente a produção de espíritos
como André Luiz e Emmanuel. Existem também outras fontes de
aprofundamento, a exemplo do livro escrito pela confreira Suely
Caldas Schubert, cuja referência coloco ao final deste.
Tópicos
do estudo individual. Note
que eles
poderão
também ser expandidos com outras questões de seu interesse
particular.
-
Faça um esquema dos componentes gerais (esferas vibratórias) que se encontram presentes na interação energética que ocorre durante a atividade de Diálogo Fraterno no Centro Espírita.
-
Resuma quais são, segundo Emmanuel:
-
As duas fontes de sustentação energética para os seres do Planeta Terra.
-
Os dois agentes fluídicos que agregam (compõem) energias através das interações.
-
No tópico sobre o poder da irradiação espiritual (pág. 172 do livro-base), reflita o seguinte: Sabemos que Espíritos de alta envergadura espiritual - como, por exemplo, Bezerra de Menezes e Joanna de Ângelis - comunicam-se por médiuns diferentes em reuniões que ocorrem no mesmo horário em lugares distantes uns dos outros. Estariam Bezerra ou Joanna presentes simultaneamente nesses lugares? Considere que todas as mensagens sejam verdadeiramente de autoria deles. Explique como isto pode acontecer.
-
Após ler as citações inclusas na página 173, reflita sobre a importância dos pensamentos que você cultiva, para sua vida particular e, especialmente, em relação ao seu trabalho com Atendente Fraterno.
-
Resuma, para sua própria compreensão, os conceitos de ressonância e de dissonância nas relações humanas.
-
Reflita sobre as implicações das interações em ressonância positiva ou simpáticas e os exemplos colocados no texto. Pense em exemplos de sua própria vida de relação.
-
O que é essencial para que se estabeleça uma relação de ressonância positiva entre você e seu atendido durante o Diálogo Fraterno, isto é, o que você deverá fazer para que tal aconteça?
-
Quais são os sintomas (efeitos) que você experimentará durante uma relação em ressonância positiva com seu atendido – e depois do encontro?
-
Reflita sobre as condições energéticas do atendimento a pessoas em aflição e os resultados para a interação durante o Diálogo Fraterno, caso você entre em ressonância negativa como o estado de perturbação do atendido. Neste caso, lembre-se que você estará em dissonância energética com o campo terapêutico do Cristo.
-
Quais são os sintomas (efeitos) que você experimentará durante uma relação em dissonância energética com seu atendido – e depois do encontro?
-
O que você deverá fazer quando se perceber em dissonância energética durante o encontro? E depois dele?
-
Examine os exemplos de dissonância que podem acontecer entre você e seu atendido, provocadas por vários fatores de sua própria personalidade e e/ou despreparo para a tarefa. Reflita sobre as consequências apontadas em cada caso, conscientizando-se dos efeitos deletérios para você e seu atendido e, principalmente, sobre sua responsabilidade caso isto venha a acontecer...
-
Anote, para sua profunda reflexão, a conclusão sobre o que acontece quando o atendimento ocorre em dissonância energética.
-
Convidamos que você faça a seguinte resolução interior:
Preparar-se
anteriormente e conduzir-se durante o encontro fraterno de tal forma
que seu campo vibratório e suas ações proporcionem “a
proteção, o fortalecimento e a luz propiciadora das mudanças
benéficas possíveis àquele que procura ajuda e é apropriadamente
atendido”
(livro-base, página 185).
ATIVIDADES
NO GRUPO DE FORMAÇÃO
Incluem
pontos
comuns a todos os encontros e
o que é próprio ao presente Roteiro.
-
Encontro fraterno dos membros: cumprimentos e trocas pessoais.
-
Formação de campo vibratório (preparação) para os trabalhos do encontro.
Segundo
sugerido no “Roteiro Inicial” ou através de atividades
propiciadoras de campo vibratório adequado ao trabalho.
-
Leitura de mensagem inspiradora relacionada aos conteúdos que estão sendo estudados, seguida por comentários breves de quem desejar.
Primeira
mensagem sugerida:
“Vibrações”
(Emmanuel).
Segunda
mensagem sugerida:
“Afinidades Espirituais” (Manoel Philomeno de Miranda) - Para ser
utilizada se o capítulo for focalizado em dois encontros do Grupo.
Para
encontrar cópias das mensagens neste blog: Clique na aba
“Recursos/Materiais”, em “Mensagens” e no nome da mesma.
-
Comentários sobre a citação inicial de cada um dos dois capítulos em estudo neste roteiro. A citação no início do capítulo denota ponto relevante sobre o seu conteúdo e deve ser incluída nos comentários do Grupo.
-
Reflexões, comentários e trocas baseadas na leitura individual do livro-base e nas atividades e observações deste Roteiro.
Os
Roteiros estudados individualmente e os conteúdos do livro-base
representam materiais para partilhas de reações e experiência.
Observar as sugestões sobre falar e ouvir colocadas no Roteiro
Inicial.
-
Outras sugestões e troca de experiências referentes à área do Atendimento Fraterno em geral, assuntos relacionados, e outros, sobre o Grupo em si.
-
Prece de encerramento dos trabalhos.
Referência
para leitura opcional:
SCHUBERT,
Suely Caldas. Mentes
Interconectadas e a Lei da Atração.
Santo André, SP: EBM Editora, 2010.
OBS.
Livro cientificamente correto, escrito em linguagem simples,
acessível ao leigo. Sua leitura poderá expandir a compreensão de
partes da temática em estudo, especialmente os capítulos 08
(Afinidade
e sintonia),
19 (Prece:
conexão com a Mente Divina)
e 20 (Amor:
interconexão universal).
SUA
PRÓXIMA TAREFA
Tomar
conhecimento e realizar as atividades individuais do ‘ROTEIRO
QUINZE’ antes
do encontro do seu Grupo de Formação, no qual ele vai ser
focalizado.
ESTEJA
SEMPRE NA PAZ DO DIVINO MESTRE!